Fique ligado - A Diabetes pode agravar problemas bucais

Os problemas de saúde bucal podem ser mais sérios quando se tem diabetes, o que inclui cárie dentária, doença gengival, infecção e cicatrização tardia, disfunção de glândula salivar, infecções por fungos, comprometimento do paladar e mais.

Altos níveis de glicose na saliva pode contribuir para a proliferação bacteriana, com isso, pode piorar os problemas dentários e de gengiva. Podendo até levar a perda dos dentes.

Os altos níveis de glicose na saliva mais a diminuição do fluxo salivar tipica em pessoas com diabetes deixam o paciente mais susceptível a infecções fúngicas na boca. Essa condição se agrava se o paciente for fumante ou fizer o uso de antibióticos. As infecções fúngicas também podem causar uma sensação de queimação na boca ou dificuldade de engolir ou sentir o paladar.

Portanto, certifique-se de escovar os dentes e usar o fio dental regularmente. Uma vez que a placa bacteriana tenha se estruturado nos seus dentes e na linha gengival, ela pode causar inflamação crônica e infecção na sua boca, por isso você precisa de check-ups, controles regulares e limpeza no mínimo duas vezes ao ano.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional.