6 dicas de como cuidar da higiene bucal do bebê

Todo cuidado é pouco quando o assunto é a saúde bucal dos bebês. Apesar dos dentes de leite serem temporários, eles ainda estão suscetíveis ao aparecimento de cáries e infecções. Por isso, fazer uma higiene bucal correto nos bebês é fundamental.

1 - Ainda na Gravidez

Sabia que a saúde bucal da mãe reflete no bebê?

Durante a gestação. a criança corre riscos de contrair bactérias e infecções. A gestante deve procurar seu dentista a partir do segundo trimestre de gravidez.

2 - Primeira ida ao dentista

O primeiro dentinho do bebê apontou?

Já é hora dele fazer uma visita ao dentista. O dentista irá analisar se há riscos ou ocorrências de caries, além de ensinar os pais a fazer higienização bucal da criança corretamente

3 - Cuidados em casa

Bebê precisa de higienização bucal?

Sim! O ideal é, ainda no primeiro ano de vida, limpar as gengivas dele pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e a noite). O cuidado ajuda a prevenir o acumulo de comida.

4 - Boquinha Higienizada

Higienizar a boquinha do bebê não tem muito segredo. Com a ajuda de uma gaze limpa e úmida, limpe delicadamente as gengivas da criança.

5 - Primeira escovação

Os dentinhos começaram a nascer?

Então chegou a hora da primeira escovação. Nessa fase, use uma escova de dentes adequada (pequena com cerdas macias) e um creme dental SEM FLÚOR.

6 - Prevenir nunca é demais

Não deixe o bebê dormir durante a amamentação ou com a mamadeira na boca e não compartilhe canudos, copos, com ele. Isso minimiza o desenvolvimento de bactérias na boca do bebê.